Estreia: Invalid date
Expressão Nacional discute o Plano Nacional de Banda Larga (bl.1)
Universalização do acesso à internet de alta velocidade, a preços baixos, cobrindo 68% dos lares brasileiros até 2014: o ambicioso Plano Nacional de Banda Larga do governo quer que o serviço seja público e essencial, como eletricidade e telefone, mas encontra dificuldades.
Dentro do próprio governo há dúvidas de se como executar o plano. Falta infraestrutura que cubra todos os estados, recursos financeiros para implantação da rede e ampliação do acesso a computadores, que ainda são caros para a maioria da população.
Empresas de telefonia ofereceram ajuda em troca da redução de impostos, subsídios e uso da rede pública de fibras óticas a preços abaixo do mercado. Integrantes do governo defendem a criação de uma nova empresa pública.
Qual é a melhor solução? O Estado deve investir numa empresa ou apenas ocupar espaços onde a iniciativa privada não chega? O serviço é mesmo essencial para a população? Como baratear os computadores e preparar as pessoas para usar a internet? Este é o debate do Expressão Nacional.
Convidados:
Ricardo Lopes Sanchez - Pres. da Associação Brasileira dos Pequenos Provedores de Internet e Telecomunicações
Luis Kubota - Pesquisador do IPEA
Deputados Júlio Semeghini (PSDB-SP)