29/04/2010

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

29/04/2010

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Número de homicídios diminui após Estatuto do Desarmamento

Há seis anos, o Congresso aprovava o Estatuto do Desarmamento. A lei tornou mais difícil a aquisição e o porte de armas em todo o país. Hoje foi apresentada, na Câmara, uma pesquisa do Instituto Sou da Paz, que revela a redução do número de homicídios no país depois da aprovação do estatuto.
Entre todos os homicídios com armas de fogo do mundo, 13% ocorrem no Brasil, o que coloca o país num vergonhoso ranking, perdendo apenas para a Venezuela.
Poderia ser bem pior. O Instituto Sou da Paz fez uma pesquisa que revelou a queda no número de homicídios desde a aprovação do Estatuto do Desarmamento. Em 2003, eram 28,9 mortes para cada 100 mil habitantes. Em 2007, esse número caiu para 25,2 mortes. A pesquisa indicou não só onde a lei funcionou, mas também onde precisa melhorar.
Essa é a razão pela qual os dados foram apresentados na Câmara. O próprio Instituto Sou da Paz estima que existam aproximadamente 60 projetos na casa para flexibilizar o Estatuto do Desarmamento. A maior parte deles para oferecer porte de arma a categorias específicas, como advogados e taxistas.

Créditos:
- Marcus Dantas - Polícia Federal
- Denis Mizne - Instituto Sou da Paz
- Tiago Ramos - repórter
- Deputada Marina Maggessi (PPS-RJ)
- Deputado Luiz Couto (PT-PB)

Texto atualizado em 30/04/10, às 9h46.

Câmara Hoje

Telejornal com a cobertura dos principais acontecimentos do dia na Câmara dos Deputados.

NOSSAS REDES