27/04/2010

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

27/04/2010

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Câmara faz sessão solene em homenagem ao vice-presidente da república

A Câmara realizou nesta terça (27/04) uma sessão solene em homenagem ao vice-presidente da República, José Alencar. Os deputados apontaram a longa luta de Alencar contra o câncer como um exemplo de perseverança e elogiaram sua postura política, que sempre se destacou pelo diálogo.
José Alencar começou a trabalhar aos sete anos e ainda jovem fundou a Companhia de Tecidos de Minas Gerais (Coteminas), uma das maiores empresas do setor no país. A vida política começou a ganhar projeção nacional na década de 1990. O ex-senador, foi eleito vice-presidente em 2002 e reeleito em 2006. Para os deputados que participaram da sessão solene, a busca pelo consenso marca a vida política de Alencar.
Deputados de vários partidos, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), ministros e ex-ministros participaram da sessão solene. No discurso de agradecimento, José Alencar emocionou-se ao lembrar dos momentos de superação ainda no início da vida profissional. Diante de um plenário atento e silencioso, Alencar encerrou o discurso citando o filósofo Sócrates para dizer que continua forte diante da doença.
Antes de participar da sessão, José Alencar contou aos jornalistas que foi vítima de um falso sequestro neste domingo (25/04). Ele recebeu o telefonema de um homem que dizia ter sequestrado a filha dele. O homem pedia R$ 50 mil pelo resgate, mas quando o suposto sequestrador perguntou qual era a profissão dele, Alencar respondeu que era o vice-presidente da República. O sequestrador desligou o telefone.
Segundo Alencar, tudo acabou bem porque ele seguiu os ensinamentos do pai, que dizia que o desespero não ajuda em nada - "nessas horas, é preciso ter calma. Tudo passa. Tudo fica bem".

Créditos:
- Reportagem - Mariana Przytyk
- Deputado Rodrigo Rollemberg (PSB-DF)
- Deputado Michel Temer (PMDB-SP) – presidente da Câmara dos Deputados
- Deputado Mauro Lopes (PMDB-MG)
- José Alencar - vice-presidente da República

Texto atualizado em 28/04/10, às 9h56.

Câmara Hoje

Telejornal com a cobertura dos principais acontecimentos do dia na Câmara dos Deputados.

NOSSAS REDES