06/04/2010

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

06/04/2010

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Deputados comentam em plenário a enchente do Rio

No dia em que o Brasil parou para acompanhar o drama das chuvas do Rio de Janeiro, o assunto principal na Câmara não poderia ter sido outro. A maior chuva das últimas décadas na região metropolitana do Rio causou 95 mortes. Em meio a inundações e deslizamentos, pelo menos 200 pessoas foram resgatadas pela Defesa Civil.
Toda essa calamidade numa das maiores cidades do país acabou tendo reflexos também na Câmara. Deputados comentaram a situação do Rio e no plenário foi feito um minuto de silêncio em memória das vítimas das enchentes. Metade dos deputados do Rio não conseguiu chegar a Brasília e participar dos debates na Câmara.
As chuvas deixaram muitas ruas alagadas. Nos morros, a marca dos deslizamentos deixa evidente a força da água. O Instituto Nacional de Meteorologia do Estado registrou em 24 horas o dobro da quantidade de chuva esperada para todo o mês de abril, o maior volume dos últimos 20 anos. O resultado foi visível em toda parte: ruas intransitáveis, aeroportos fechados e muitos vôos cancelados. Na Câmara, uma audiência foi cancelada porque os convidados não conseguiram sair do Rio. Quem veio, ou embarcou ontem ou chegou hoje muito cedo ao aeroporto.
A dificuldade em sair do Rio de Janeiro fica evidente no plenário da Câmara. O estado é representado por 46 deputados. Metade deles não compareceu a sessão de hoje porque não conseguiu deixar o estado. Por telefone, alguns parlamentares que ainda estão no Rio de Janeiro, deram notícias de uma cidade devastada.
Alguns parlamentares queixam-se da falta de obras estruturantes para enfrentar o período das chuvas. Outros, esperam pela aprovação de projetos em tramitação na Câmara.

Créditos:
- Deputado Hugo Leal (PSC-RJ)
- Tiago Ramos - repórter
- Deputada Cida Diogo (PT-RJ)
- Deputado Otávio Leite (PSDB-RJ)
- Deputado Alexandre Santos (PMDB-RJ)
- Deputado Geraldo Pudim (PR-RJ)
- Deputado Chico Alencar (Psol-RJ)
- Alexandre Padilha - ministro das Relações Institucionais

Texto atualizado em 07/04/10, às 9h12.

Câmara Hoje

Telejornal com a cobertura dos principais acontecimentos do dia na Câmara dos Deputados.

NOSSAS REDES