29/03/2010

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

29/03/2010

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Debates podem resultar em novo Código Florestal

O novo Código Florestal está em discussão na Câmara. Uma comissão especial analisa onze projetos com mudanças e até mesmo a revogação do texto, de 1965. Muitas propostas têm o apoio de deputados envolvidos com o agronegócio - os chamados ruralistas, mas os ambientalistas têm sérias restrições.
Além da Comissão Especial, as mudanças no Código Florestal também têm sido tema constante nos debates da Comissão da Amazônia.
O Código Florestal é claro: 80% da mata nativa de qualquer propriedade na Amazônia tem que ser preservada, mas, na Câmara, os ruralistas querem novas regras para ocupação e o desenvolvimento de atividades produtivas nessas áreas.
O relator na Comissão Especial do Código Florestal, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), ainda não concluiu o parecer, mas as propostas já provocaram debate. A mais controversa é a que dá aos estados a prerrogativa de criar leis ambientais próprias, mas os ambientalistas não querem diminuir os percentuais de preservação nem da Amazônia, nem do Cerrado, nem das matas perto de rios.

Créditos:
- Produção - Cida Hipólito
- Reportagem - Ana Chalub
- Deputado Moacir Micheletto (PMDB-PR)
- Deputado Valdir Colatto (PMDB-SC)
- Deputado Ivan Valente (Psol-SP)
- Nilo Dávila - representante do Greenpeace

Texto atualizado em 30/03/10, às 10h38.

Câmara Hoje

Telejornal com a cobertura dos principais acontecimentos do dia na Câmara dos Deputados.

NOSSAS REDES