25/03/2010

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

25/03/2010

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

CPI da Violência Urbana critica presídios do Rio Grande do Sul

Deputados da CPI da Violência Urbana visitaram dois presídios do Rio Grande do Sul e criticaram as condições precárias das instalações. A comissão também se reuniu com entidades da sociedade civil. O objetivo é discutir soluções para o sistema carcerário e para diminuir a violência no país. A repórter Hanna Costa acompanhou a visita e mostra o que os parlamentares encontraram nas cadeias gaúchas.
O presídio central de Porto Alegre foi construído em 1959 para abrigar presos que aguardam julgamento, mas atualmente metade da população carcerária é composta por presos já condenados. O espaço para 2 mil apenados é dividido por 4,5 mil homens. O excesso de presos já comprometeu até a estrutura do prédio. Uma ala inteira foi destruída e ainda não há previsão se ela vai poder ser reconstruída.
Os deputados da CPI do Sistema Carcerário estiveram no Presídio Central em 2008 e o classificaram como o pior do país. Agora foi a vez dos deputados da CPI da Violência Urbana visitarem o presídio para ver o que foi feito para mudar essa situação. O deputado Luiz Carlos Busato (PTB-RS) esteve nas duas visitas. Para ele, a criação de novas celas e mudança na área médica ainda não são suficientes.
A CPI da Violência Urbana também visitou a penitenciária de Jacuí, a 55 km de Porto Alegre. Presos que já deveriam estar no regime semi-aberto ainda estão nas alas do regime fechado por falta de vagas. O motivo das visitas da CPI é saber como é feito o trabalho de ressocialização dos presos. Grande parte dos crimes é cometida por ex-detentos ou por presos em liberdade provisória.

Créditos:
- Hanna Costa - repórter
- Deputado Luiz Carlos Busato (PTB-RS)
- Ricardo Breier - pres. Comissão Direitos Humanos da OAB-RS
- Marcelo Dorneles - pres. Assoc. Ministério Público do RS
- Deputado Paulo Pimenta (PT-RS)

Texto atualizado em 26/03/10, às 11h19.

Câmara Hoje

Telejornal com a cobertura dos principais acontecimentos do dia na Câmara dos Deputados.

NOSSAS REDES