24/03/2010

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

24/03/2010

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Ministro defende metas de qualidade do ensino

O ministro da Educação, Fernando Haddad, esteve nesta quarta (24/03) em uma reunião na Comissão de Educação da Câmara. O principal assunto do encontro foi o novo Plano Nacional de Educação (PNE). Além de prever a ampliação do acesso à escola, o ministro defende que o novo plano deverá apresentar metas de qualidade do ensino e de aplicação de recursos.
O novo PNE deverá ser aprovado pelo Congresso Nacional até o final deste ano para valer pelos próximos 10 anos, de 2011 até 2020. O plano vai definir as diretrizes que devem ser seguidas pelo governo federal, governos estaduais e municipais para promover a melhoria da educação no país.
Segundo Fernando Haddad, o novo plano deve apresentar novas metas quantitativas. Entre elas, a universalização do acesso à pré-escola até o ano de 2014. A inovação, segundo o ministro deve ser a inclusão de metas de qualidade pelo índice de desenvolvimento da educação. Em uma escala de 0 a 10 o Brasil tem hoje a nota 4,2. A meta deve ser chegar a 2021 com a nota 6. Além disso, o novo plano deverá apresentar uma meta de aplicação de recursos que possibilitem o cumprimento dos compromissos assumidos na proposta.

Créditos:
– Deputado Angelo Vanhoni (PT-PR) – presidente da Comissão de Educação
– Reportagem - Paula Medeiros
– Produção - Carolina Cambiaghi
– Fernando Haddad - ministro da Educação

Texto atualizado em 25/03/10, às 10h27.

Câmara Hoje

Telejornal com a cobertura dos principais acontecimentos do dia na Câmara dos Deputados.

NOSSAS REDES