Participação Popular

Baixar

Erro médico é o tema do Participação Popular

A morte de uma jornalista brasiliense em uma lipoaspiração, em janeiro, e o caso de dois médicos que brigaram num hospital no Mato Grosso do Sul e deixaram um bebê morrer por asfixia na hora do parto, em fevereiro, engrossam a assustadora pilha de erros e escândalos envolvendo médicos no Brasil. Apesar das punições dadas pelos Conselhos de Medicina, Regionais e Federal, esses casos se multiplicam e vão de infecções hospitalares até a abuso sexual e maus tratos.

A população costuma respeitar e dar muita atenção a tudo que os médicos dizem nos jornais e na televisão, mas faz três anos que nem metade dos recém-formados em Medicina passa na prova do Conselho Regional de São Paulo. E quem se vê na condição de vítima de erro médico enfrenta dificuldade para provar a culpa do profissional que foi pago para curar ou salvar uma vida.

Na Câmara dos Deputados um projeto prevê que médicos tenham de passar por exames nos conselhos regionais antes de exercer a profissão, nos moldes do exame nacional da OAB; outro projeto tenta regulamentar a indenização por erros médicos.

O Participação Popular vai discutir o assunto com o deputado Eleuses Paiva, de São Paulo, que já foi presidente da Associação Médica do Brasil, e o também paulista deputado Celso Russomano, famoso pela defesa dos direitos do consumidor. Teremos também familiares de vítimas de erros médicos, o Ministério Público, e representantes dos médicos.

Participação Popular

O que o cidadão comum acha dos temas que o Congresso discute? Nesse programa, populares, políticos e especialistas dão a sua visão do que movimenta os debates parlamentares. Mande sua pergunta ou opinião para o 0800 619 619, o email participacaopopular@camara.leg.br ou pelo Twitter @participacaopop

Estreia: segunda, às 13h. Reprises: segunda, 22h; quarta, à 1h e às 21h30; sábado, às 16h; domingo, às 10h.

facebook twitter youtube whatsapp

Todas as Edições