03/02/2010

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

03/02/2010

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Deputados e mães de adolescentes desaparecidos querem PF nas investigações

As famílias dos seis adolescentes desaparecidos na cidade de Luziânia (GO) querem que a Polícia Federal (PF) ajude nas investigações. Hoje (03/02), deputados da CPI das Crianças Desaparecidas reuniram-se na cidade goiana, que fica a 66 quiilômetros de Brasília, com familiares dos adolescentes, com um juiz e os dois delegados da Polícia Civil responsáveis pelo caso. Os parlamentares comprometeram-se a votar um requerimento pedindo a participação da Polícia Federal nas investigações.
A audiência pública ouviu nove pessoas. Mães e familiares dos seis garotos desaparecidos prestaram depoimento. O primeiro sumiço foi no dia 30 de dezembro do ano passado, de lá para cá só aumentou o número de vítimas. Todos meninos com idade entre 13 e 19 anos, moradores do bairro Estrela Dalva. Os parentes não tem pistas sobre o que aconteceu, mas duvidam que eles tenham fugido.
Elas falaram também sobre a demora da polícia para começar a investigar e reclamaram da falta de informação.
O delegado regional e o da primeira DP, responsável pela investigação, também foram ouvidos. Ele negou que a polícia não esteja empenhada em encontrar os garotos mas defendeu que a investigação seja feita com cautela e sigilo. Ele disse também que a ajuda federal é bem vinda. Além disso, a comissão vai continuar acompanhando o caso e dando suporte as famílias dos jovens desaparecidos.
O presidente da CPI da Pedofilia do Senado senador Magno Malta (PR-ES), também foi a Luziânia e ofereceu ajuda.
Qualquer pessoa pode enviar uma denúncia anônima à CPI das Crianças e Adolescentes Desaparecidos, da Câmara. A CPI mantém uma página na internet onde é possivel, além de denúncias, dar informações sobre crianças desaparecidas sem precisar se identificar. O endereço é www.criancasdesaparecidas.com.br. Nessa pagina você também pode acompanhar os trabalhos de investigação da CPI.

Créditos:
- Valdirene Fernandes - mãe de Flávio Fernandes, de 14 anos
- Aldenira Alves - mãe de Diego Alves, de 13 anos
- Rosivaldo Linhares Rosa - delegado da Polícia Civil - GO
- Hanna Costa - repórter
- Deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP)
- Deputada Andreia Zito (PSDB-RJ) - relatora da CPI
- Cassiana Tormin (PT) – vereadora

Câmara Hoje

Telejornal com a cobertura dos principais acontecimentos do dia na Câmara dos Deputados.

NOSSAS REDES