Expressão Nacional

Programas da TV Câmara

01/02/2010

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

01/02/2010

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Expressão Nacional debate o fim do fator previdenciário (bl.1)

Os deputados poderão votar ainda no primeiro semestre de 2010 o projeto de lei que propõe o fim do fator previdenciário, cálculo matemático para o pagamento das aposentadorias pelo INSS, que leva em consideração o tempo de contribuição, a idade do segurado e a sua expectativa de vida.
Esse mecanismo foi criado para conter o crescimento do déficit da Previdência Social, que em 2009 cresceu 12,65% em relação ao ano anterior, atingiu a cifra de R$ 43,6 bilhões. Há uma proposta de um outro cálculo ou, simplesmente, a extinção do fator.
O fim do fator previdenciário é bom para o trabalhador? Qual a melhor saída para equilibrar as contas da Previdência Social? O crescimento econômico pode compensar o déficit? Estas são algumas questões que serão debatidas no programa Expressão Nacional.
Os convidados para o debate são Dep. Pepe Vargas (PT-RS), relator da proposta; Dep. Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP); o presidente da Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas, Warley Martins Gonçalves; e Eduardo Fagnani, especialista em finanças públicas da Unicamp.

Expressão Nacional

Debate sobre grandes temas da agenda nacional, com deputados e representantes do Governo e da sociedade civil.

Ao vivo, toda quarta-feira, às 9h, no canal da Câmara dos Deputados no YouTube. Estreia na TV Câmara, às quintas às 22h com reprises às sextas-feiras, às 21h; aos sábados, às 8h e às 16h; aos domingos, às 14h30 e às 19h30; e às segundas-feiras, às 12h30.

NOSSAS REDES