Participação Popular

Baixar

Participação Popular de olho no Orçamento

Nas três esferas – municipal, estadual e federal - o Orçamento Público indica quais são as prioridades de gastos dos governos e onde serão aplicados os impostos cobrados da sociedade. Uma experiência de sucesso, em alguns municípios, é o orçamento participativo, que dá mais transparência às discussões.

Nele, a comunidade decide junto com o governo onde os investimentos vão ser realizados, por meio de debates em bairros, comunidades e entidades. Dessa forma, o dinheiro público, arrecadado por meio de impostos e taxas, pode ser aplicado no melhoramento das ruas, na recuperação e ampliação da rede escolar e de saúde, ou seja, pode interferir diretamente na qualidade de vida de cada cidadão.

Este é o tema do Participação Popular com o deputado Pedro Eugênio (PT-PE), que é integrante da Comissão Mista de Orçamento do Congresso, e com o deputado João Oliveira (DEM-TO), que já foi prefeito. Também participam especialistas no assunto, membros de ONGs e representantes da sociedade civil organizada.

Convidados:

Dep. João Almeida (Dem-TO) e Dep. Pedro Eugênio (PT-PE)

Participação Popular

O que o cidadão comum acha dos temas que o Congresso discute? Nesse programa, populares, políticos e especialistas dão a sua visão do que movimenta os debates parlamentares. Mande sua pergunta ou opinião para o 0800 619 619, o email participacaopopular@camara.leg.br ou pelo Twitter @participacaopop

Estreia: segunda, às 13h. Reprises: segunda, 22h; quarta, à 1h e às 21h30; sábado, às 16h; domingo, às 10h.

facebook twitter youtube whatsapp

Todas as Edições