12/11/2009

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

12/11/2009

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Câmara vai lançar portal sobre a fiscalização de gastos para a Copa

Fiscalizar os gastos públicos é uma das atribuições da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados. No mês que vem (12) um portal interativo, criado em parceria com o Tribunal de Contas da União (TCU), vai trazer informações sobre os investimentos públicos para a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpiadas de 2016. O Brasil deve gastar entre R$100 e R$120 bilhões para sediar a Copa.
Para quem vai fiscalizar os recursos investidos na Copa e também nas Olimpíadas de 2016 no Rio, o tempo é curto. Construir e reformar estádios, aeroportos e fazer outras intervenções na infraestrutura com antecedência interfere na qualidade e no custo final da obra. O TCU cobra providências do Governo federal para agilizar o processo.
A intenção é evitar o que aconteceu nos jogos Panamericanos de 2007 no Rio de Janeiro. Segundo dados do TCU, a organização do evento acabou custando dez vezes mais do que o previsto inicialmente.
Para acompanhar de perto os gastos públicos na Copa de 2014, foi criado um grupo de trabalho formado por representantes dos tribunais de contas dos estados e municípios envolvidos, do Tribunal de Contas da União, da Câmara dos Deputados, do Senado e do Ministério Público . A ideia é facilitar a troca de informações entre os vários órgãos fiscalizadores para aumentar a transparência e melhorar a eficiência dos gastos.
As informações dos tribunais de contas serão reunidas em um portal na internet que o grupo deve lançar em dezembro. Além de dados sobre os contratos e as obras, no site também haverá espaço para denúncias dos cidadãos.

Créditos:
- Marcelo Eira - secretário adjunto de Planejamento - TCU
- Marcos Simões - inspetor TCU- RJ
- Mariana Przytyk - repórter
- Deputado Silvio Torres (PSDB-SP) – presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle

Câmara Hoje

Telejornal com a cobertura dos principais acontecimentos do dia na Câmara dos Deputados.

NOSSAS REDES