Expressão Nacional

Programas da TV Câmara

13/10/2009

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

13/10/2009

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Expressão Nacional debate o Programa Espacial Brasileiro (bl.1)

O Programa Espacial Brasileiro completa 50 anos, mas não tem muito o que comemorar. Enquanto a China pretende investir US$ 500 milhões e quer voos tripulados para a Lua até 2020, o aporte previsto no orçamento brasileiro para 2010 foi reduzido para R$ 353 milhões. Já o Centro de Lançamentos de Alcântara, no Maranhão, está no meio de uma disputa fundiária, entre quilombolas e a agência espacial brasileira. O Centro é considerado um dos melhores pontos para lançamento de satélite do mundo porque o consumo de combustível do foguete é reduzido devido à proximidade com a linha do Equador.

As dificuldades são históricas. Até agora o Governo não conseguiu lançar seu satélite geoestacionário. A falta de informações meteorológicas precisas, por exemplo, deixam de atender ao agronegócio, que movimenta cerca de 40 bilhões de dólares por ano. Estima-se que as previsões meteorológicas elevariam de 5 a 20 % a produtividade do setor.

Na Câmara dos Deputados ainda está parado, há quase 10 anos, o polêmico acordo de salvaguardas tecnológicas que permite o governo norte-americano lançar foguetes a partir de Alcântara, sem nenhuma participação de pesquisadores brasileiros.

O que fazer para o Brasil recuperar o tempo perdido na corrida pela tecnologia espacial? Para garantir a soberania da Amazônia e da exploração do petróleo do pré-sal, é preciso conquistar a autonomia das comunicações via satélite? Um país com graves problemas sociais deve investir em pesquisas de alta tecnologia e alto custo?

Já estão confirmadas as presenças no Expressão Nacional os deputados deputado Ribamar Alves (PSB-MA), presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Base de Alcântara, e deputado Domingos Dutra (PT-MA); Roberto Amaral, diretor-geral da Alcântara Cyclone Space, empresa binacional para lançamento de foguetes; e Hosé Hinckel, coordenador do Departamento de Mecânica Espacial do Instituto de Pesquisa Espacial. Perguntas para os convidados podem ser enviadas para email expressaonacional@camara.gov.br ou pelo telefone 0800 619 619.

Terça, 13 de outubro, às 21h30, ao vivo.

Expressão Nacional

Debate sobre grandes temas da agenda nacional, com deputados e representantes do Governo e da sociedade civil.

Ao vivo, toda quarta-feira, às 9h, no canal da Câmara dos Deputados no YouTube. Estreia na TV Câmara, às quintas às 22h com reprises às sextas-feiras, às 21h; aos sábados, às 8h e às 16h; aos domingos, às 14h30 e às 19h30; e às segundas-feiras, às 12h30.

NOSSAS REDES