Participação Popular

Baixar

A obesidade infantil em debate no Participação Popular

Vida agitada, stress, sedentarismo e má alimentação. Isso tudo contribui para que as pessoas ganhem uns quilinhos ao longo dos anos. Mas a falta de cuidados faz com que essas pessoas se tornem obesas, o que pode acarretar problemas sérios de saúde, como hipertensão, diabetes e doenças cardiovasculares. E, infelizmente, isso vem atingindo também as crianças.

No Brasil, nos últimos trinta anos a obesidade infantil aumentou consideravelmente, segundo dados do IBGE. Na década de setenta, atingia 2,5% das crianças. Hoje, chega a 15%. Lanches gordurosos, frituras, doces e refrigerantes não podem faltar na lista das comidas que as crianças adoram, especialmente pelo estímulo gerado pela propaganda de produtos industrializados. Esse tipo de publicidade tem causado muita discussão porque, segundo profissionais de saúde, esse é um dos maiores incentivos à obesidade infantil.

O Participação Popular debate o tema com o deputado Doutor Nechar (PV-SP), que é médico e tem um projeto para proibir brindes nas lanchonetes, e o deputado Lobbe Neto (PSDB-SP), que tem um projeto voltado à educação alimentar das crianças. Junto com os deputados, mães de adolescentes, especialistas em publicidade e em nutrição.

Participação Popular

O que o cidadão comum acha dos temas que o Congresso discute? Nesse programa, populares, políticos e especialistas dão a sua visão do que movimenta os debates parlamentares. Mande sua pergunta ou opinião para o 0800 619 619, o email participacaopopular@camara.leg.br ou pelo Twitter @participacaopop

Estreia: segunda, às 13h. Reprises: segunda, 22h; quarta, à 1h e às 21h30; sábado, às 16h; domingo, às 10h.

facebook twitter youtube whatsapp