17/09/2009

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

17/09/2009

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Comissão analisa criação de sistema sobre acidentes de consumo

Um projeto de lei em debate na Câmara cria um Sistema Nacional de Controle de Acidentes de Consumo (Sinac), mesmo quando usados corretamente. A sugestão partiu de médicos e de entidades ligadas à defesa dos direitos do consumidor.
O sistema busca aumentar a segurança dos consumidores ao monitorar esses acidentes.
O acidente de consumo ocorre quando uma pessoa usa um produto ou serviço de acordo com as instruções e mesmo assim sofre um acidente. Isso ocorre, por exemplo, se um botijão de gás explode, um produto de limpeza causa alergia ou um medicamento provoca intoxicação.
O autor do projeto baseou-se em uma pesquisa da Associação Pro-Teste e da Associação Médica Brasileira, que identificou que os medicamentos são os maiores causadores desse tipo de acidente.
A proposta obriga que os hospitais e pronto-socorros apresentem, a cada três meses, um registro dos atendimentos de acidentes de consumo, a exemplo do que acontece com os acidentes de trabalho. Segundo especialistas que participaram da audiência pública da Comissão de Defesa do Consumidor, a subnotificação dificulta a identificação dos causadores de acidentes.

Créditos:
- Ana Chalub - repórter
- Deputado Dimas Ramalho (PPS-SP) - autor do projeto
- Maria Inês Dolci - coordenadora institucional da Pro-Teste
- Amaury Martins Oliva - representante do Ministério da Justiça

Câmara Hoje

Telejornal com a cobertura dos principais acontecimentos do dia na Câmara dos Deputados.

NOSSAS REDES