02/09/2009

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

02/09/2009

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

CPI da Tarifa de Energia ouve diretor da Aneel sobre reajustes

Investigar reajustes das tarifas de energia elétrica em todo o país. Este é o objetivo de uma comissão parlamentar de inquérito, em funcionamento na Câmara. Em audiência pública a CPI ouviu o diretor geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) responsável pelo ajuste tarifário das distribuidoras de energia.
Atuam no Brasil 65 distribuidoras de energia elétrica. O reajuste tarifário é feito em média de quatro em quatro anos pela Aneel. Em 2006, apenas sete distribuidoras conseguiram autorização da agência para aumentar o valor cobrado ao consumidor.
Ainda assim, a tarifa de energia no Brasil é uma das mais caras do mundo, o que motivou a criação na Câmara de uma CPI. Os deputados querem investigar a formação dos valores das tarifas em todos os estados do País.
Segundo o presidente da CPI, deputado Eduardo da Fonte (PP-PE), as perdas das distribuidoras, inclusive por má gestão administrativa, são embutidas na conta de luz. A Manaus Energia, por exemplo, apresentou perda de 38% da energia gerada. Parte desta perda foi paga pelo consumidor.
O diretor da Aneel, Nelson Hubner Moreira, justificou a diferença no preço da energia de um estado para o outro. Ele citou a Companhia Energética do Maranhão, que segundo ele, fez investimentos repassados na conta de luz. Segundo Ubner, não há cartel de energia no Brasil.//

Créditos:
- Reportagem - Adriana Marcondes
- Deputado Eduardo da Fonte (PP-PE) - presidente CPI da Tarifa de Energia
- Nelson José Hubner - diretor geral da Aneel

Câmara Hoje

Telejornal com a cobertura dos principais acontecimentos do dia na Câmara dos Deputados.

NOSSAS REDES