Expressão Nacional

Programas da TV Câmara

01/09/2009

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

01/09/2009

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Expressão Nacional debate a presença das bases militares dos EUA na Colômbia (bl.1)

O que significa para a América do Sul o aumento do número das bases militares norte-americanas na Colômbia, que passaram de duas para sete? Oficialmente os governos dos dois países dizem que intensificam a guerra contra o narcotráfico. Entretanto, a Venezuela e Equador reagiram negativamente, o Brasil pediu explicações ao governo americano, assim como Chile, Peru e Bolívia, que vêm com desconfiança a mobilização americana. Há especulações de que, junto com as bases, aumentam também as possibilidades de trânsito maior de militares na Amazônia e pesquisas sobre as riquezas minerais e botânicas da região.

Quais são os reais riscos dessa política militar americana? O fato é que o acordo colombiano dá mais munição para que os outros governos invistam em armas. É assim com a Venezuela, que tem acordo para compra de armas com a Rússia, e o Brasil, que deve investir em submarinos nucleares.

Assuntos desta edição do Expressão Nacional, com a participação do deputado Édio Lopes (PMDB-RR), presidente da Frente Parlamentar de apoio às Forças Armadas na Amazônia; Salvador Raza, especialista em segurança internacional e consultor do Pentágono; e Marcelo Coutinho, Coordenador Executivo do Observatório Político Sulamericano do IUPERJ.

Expressão Nacional

Debate sobre grandes temas da agenda nacional, com deputados e representantes do Governo e da sociedade civil.

Ao vivo toda segunda-feira, às 11h, no canal da Câmara dos Deputados no YouTube, com estreia na TV Câmara às terças, 22h, e reprises na quarta-feira, às 21H30, quinta, 22h, sábado,às 8h, e domingo, às 9h e às 20h.

NOSSAS REDES