Participação Popular

Programas da TV Câmara

12/08/2009

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

12/08/2009

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Participação Popular mostra alternativas ao uso das sacolas plásticas

São distribuídas, no mundo, entre 500 bilhões e um trilhão de sacolas plásticas por ano. No Brasil, são 800 sacolas por ano para cada pessoa. Um produto que tem custo zero para o cliente, mas requer injeções de recursos para solucionar as complicações que causa a longo prazo.

O plástico leva cerca de 400 anos para se decompor nos aterros sanitários ou nos lixões. O uso de material descartável em excesso resulta no acúmulo de lixo que vai parar nos bueiros, nos rios e nos mares e mata animais. O governo, por sua vez, precisa fazer altos investimentos para limpar essa bagunça.

O que as pessoas fazem com o saquinho plástico em casa? Quem aproveita a sacola? Tem gente que usa a sacola apenas para carregar um produto, enquanto existem várias alternativas como as bolsas de feira, as sacolas retornáveis e os carrinhos. O Ministério do Meio Ambiente lançou a campanha “Saco é um saco” para estimular o consumo consciente das sacolas. A ideia é recusar, sempre que possível, as sacolinhas que já se tornaram vilãs internacionais e são encontradas até mesmo em locais considerados paraísos ecológicos.

Participação Popular

O que o cidadão comum acha dos temas que o Congresso discute? Um programa de TV que reúne populares, políticos e especialistas que dão uma visão particular sobre o que movimenta os debates parlamentares. É o Participação Popular, onde erro médico, drogas, trânsito, questões trabalhistas, sexualidade, enfim, tudo pode ser discutido. Este programa dispõe de legenda oculta, na versão exibida na TV Câmara.

Programação de Janeiro 2024 | Segunda à sexta das 12 às 13h, ao vivo.

NOSSAS REDES