06/08/2009

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

06/08/2009

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Comissão discute pesca ilegal de pargo no PA e no AP

Um grupo de trabalho formado por representantes do Governo Federal, da Câmara e do setor pesqueiro se reunirá até o fim do mês para discutir soluções para a pesca ilegal de pargo no Pará e no Amapá. A reunião foi acertada hoje (06/08), em audiência pública que discutiu o assunto na Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional.
O pargo é um peixe nobre encontrado na faixa litorânea que vai do extremo Norte brasileiro até o Espírito Santo. É muito apreciado na culinária, mas a produção do pescado vem caindo nos últimos anos. O assunto foi discutido na audiência da Comissão da Amazônia da Câmara. Segundo representantes do mercado de pesca, um dos motivos da queda da produção é uma norma de 2007 do Ministério do Meio Ambiente que proíbe a pesca de pargo com menos de 41 centímetros.
O problema, segundo empresários do setor, é que o mercado consumidor não se interessa por peixes muito grandes, como os com mais de 41 cm estipulados pela norma brasileira. Com isso, diminuiu o interesse da indústria do país pelo pargo e alguns produtores passaram a fazer contrabando do peixe para o Suriname. E o pequeno país da América do Sul já se tornou o maior fornecedor do pescado para as ilhas do Caribe.
Na audiência, os representantes do Governo, de setores da pesca e os deputados decidiram intensificar as reuniões de um grupo de trabalho que já existe para resolver o problema.

Créditos:
- Mariana Przytyk - repórter
- Fernando Cruz - perfeito de Curuçá (PA)
- Clemerson Pinheiro da Silva - gerente do Ibama
- Deputado Zequinha Marinho (PMDB-PA)

Câmara Hoje

Telejornal com a cobertura dos principais acontecimentos do dia na Câmara dos Deputados.

NOSSAS REDES