23/06/2009

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

23/06/2009

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Ministros explicam dados sobre meio ambiente

Os ministros da Agricultura e do Meio Ambiente estiveram juntos hoje (23/06) na Câmara. A intenção dos deputados era confirmar a veracidade dos dados sobre meio ambiente divulgados periodicamente por diversos setores do Governo.
Qual o tamanho real do desmatamento na Amazônia? O número de unidades de conservação atrapalha a produção de alimentos ou é ainda insuficiente para proteger a biodiversidade brasileira? Ambientalistas e produtores rurais divergem sobre pesquisas e estatísticas que envolvem a preservação ambiental. Essas divergências foram debatidas por representantes do IBGE e do Inpe, e pelos ministros do Meio Ambiente, Carlos Minc, e da Agricultura, Reinhold Stephanes. A primeira polêmica surgiu quando o ministro do Meio Ambiente contestou o relatório de um pesquisador da Embrapa que aponta que restam cerca de 29% de áreas cultiváveis no país.
Apesar de concordar com a pesquisa da Embrapa, o ministro da Agricultura se disse a favor do desmatamento zero na Amazônia porque, segundo ele, existem muitas áreas já desmatadas que podem ser aproveitadas para a produção de alimentos. O ministro enfatizou que o maior problema para o meio ambiente hoje é a pecuária. Por isso, defende o monitoramento do gado de corte no país, que deve começar a ser feito até o fim do ano.

Créditos:
- Carlos Minc - ministro do Meio Ambiente
- Reportagem - Ana Chalub
- Reinhold Stephanes - ministro da Agricultura
- Deputado Luciano Pizzatto (DEM-PR)

Câmara Hoje

Telejornal com a cobertura dos principais acontecimentos do dia na Câmara dos Deputados.

NOSSAS REDES