28/05/2009

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

28/05/2009

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Telefonia e TV por assinatura disputam espaço para transmissão de dados

Operadoras de TV por assinatura e de telefonia disputam espaço para transmitir dados usando alta tecnologia. As empresas brigam por duas faixas de frequência que podem levar internet banda larga sem fio às regiões urbanas, mas é a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que vai definir como vai ser dividido esse espaço. Nesta quinta-feira (28/05), a Câmara dos Deputados aprofundou a discussão.
Existem hoje mais de quatro bilhões de usuários de telefonia móvel em todo o mundo. No Brasil, são 150 milhões de linhas de celular em serviço, número dez vezes maior do que o verificado no ano 2000. Os dados são do Ministério das Comunicações e revelam ainda que o acesso à internet também cresce de forma expressiva. O número de acessos fixos a banda larga passou de dois milhões para dez milhões nos últimos cinco anos. Na banda larga sem fio, serviço ativado há um ano, já são mais de três milhões de acessos.
Os números mostram o grande potencial das telecomunicações sem fio na oferta de serviços à população. Mas para que exista a transmissão de dados, voz e imagens sem fio, é preciso utilizar faixas de radiofrequência, um recurso limitado que é cada vez mais alvo de disputa entre empresas. Todas querem ampliar suas atividades e oferecer cada vez mais opções para seus usuários.
Um seminário realizado pela Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara discutiu o uso dessas duas faixas de radiofrequência que podem atender à demanda por acessos em banda larga nas áreas urbanas. As TVs por assinatura que já utilizam as faixas querem passar a oferecer também internet banda larga e telefonia. Já as operadoras de celular querem o direito de usar as mesmas faixas para ampliar a oferta de serviços a seus usuários. O argumento é simples: quanto maior o número de assinantes e quanto mais serviços as operadoras passam a oferecer, mais espaço elas precisam. A disputa motivou o Congresso a entrar no debate.
A decisão sobre o uso das faixas será tomada nas próximas semanas pela Agência Nacional de Telecomunicações.

Créditos:
– Paula Medeiros - repórter
– Roberto Pinto Martins - Ministério das Comunicações
– José Otávio Germano (PP-RS) – presidente da Frente Parlamentar de Defesa da Infraestrutura Nacional
- Deputado Julio Semeghini (PSDB-SP)
- Ronaldo Sardenberg – presidente da Agência Nacional de Telecomunicações – Anatel

Câmara Hoje

Telejornal com a cobertura dos principais acontecimentos do dia na Câmara dos Deputados.

NOSSAS REDES