25/05/2009

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

25/05/2009

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Universitários simulam trabalhos da Câmara

Em discussão na Câmara, punições mais rigorosas para menores que cometerem homicídios, voto facultativo, escola em horário integral. O debate não foi dos deputados e sim de estudantes que passaram o fim de semana conhecendo, por dentro, como funciona o Legislativo. Apesar de ser uma simulação, algumas dessas propostas poderão até virar leis.
O projeto, chamado Politeia, é uma reedição de projetos universitários que já aconteceram na Câmara no passado. É uma importante e eficiente maneira de conhecer o trabalho do parlamento.
Trinta estudantes da Universidade de Brasília começaram a organizar o evento ainda no ano passado. Os outros oitenta que se inscreveram no papel de deputados são de várias universidades do país, e escolheram, no ato da inscrição, os partidos e comissões com que se identificavam mais. Fizeram reuniões de bancada, escolheram seus líderes, receberam projetos de colegas para relatar. Tudo dentro dos moldes do Regimento Interno e da realidade política da Câmara.
As propostas foram debatidas em quatro comissões: Constituição Justiça e Cidadania, Educação e Cultura, Direitos Humanos e Reforma Política. Os estudantes, em maioria, são calouros de Ciência Política e receberam orientação de colegas mais velhos, funcionários da Câmara e seus professores.
Depois de aprovados nas comissões, os projetos foram votados em plenário no domingo. Os organizadores vão encaminhar as propostas aprovadas pelo plenário para a Comissão de Legislação Participativa da Câmara, que poderá adotá-las para tramitação normal.

Créditos:
- Sarah Raquel - estudante
- João Paulo – estudante
- Fabrício Rocha - repórter
- Leobino Barroso Araújo - organizador
- Júlio Roberto de Souza - professor de Ciência Política da UnB
- Saulo Maia – estudante

Câmara Hoje

Telejornal com a cobertura dos principais acontecimentos do dia na Câmara dos Deputados.

NOSSAS REDES