05/05/2009

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Alstom apresenta modelo francês para trem de alta velocidade

Ligar os aeroportos internacionais do Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas por um trem de alta velocidade, reduzindo custos, o tempo de viagem e impacto ambiental. Como tornar isso viável antes da Copa do Mundo de 2014? Esse foi o desafio discutido nesta terça-feira pelos integrantes da comissão de viação e transporte.
O encontro é parte de uma série de reuniões com fabricantes de trens de alta velocidade. Depois de ouvir fabricantes japoneses e coreanos, nesta terça (05/05) foi apresentado o projeto da empresa francesa Alstom, implantado em grande parte da Europa.
No Brasil, o sistema de trens de alta velocidade deve inicialmente unir as cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo, chegando ao Aeroporto de Viracopos em Campinas. Sua implantação faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O objetivo é que o sistema esteja operacional antes da Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil.
Outro ponto considerado fundamental pelos parlamentares é que haja transferência de tecnologia durante a implantação do sistema. Mas a licitação para a escolha de um fabricante e o início das obras ainda esbarram na escolha do modelo de financiamento e gestão desse meio de transporte. Como o Governo não pretende pagar sozinho pela construção, agora é preciso decidir se haverá uma parceria público privada ou se o projeto será tocado integralmente pela empresa interessada em explorar a ferrovia.

Créditos:
- Phillipe Dellier - presidente da Alstom
- Deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP)
- Deputado Hugo Leal (PSC-RJ)
- Bruno Angrisano - repórter
- Deputado Jaime Martins (PR-MG) – presidente da Comissão de Viação e Transporte

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