Participação Popular

Programas da TV Câmara

08/04/2009

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

08/04/2009

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Participação Popular discute formas de tornar os carros mais seguros

O presidente Lula sancionou em março de 2009 a lei que obriga os carros vendidos no País (inclusive os importados) a terem como item de segurança o airbag para o condutor e passageiro dianteiro. Os carros que estão em circulação não precisam fazer a adequação. A exigência, de acordo com o texto, será progressivamente incorporada aos novos projetos de automóveis fabricados ou importados a partir do primeiro ano após a definição, pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), das especificações técnicas pertinentes e do respectivo cronograma de implantação.

O Participação quer saber se a exigência basta para aumentar a segurança nos carros. Especialistas estimam que de 15% a 25% dos veículos vendidos no Brasil tenham o dispositivo. O airbag duplo e o freio ABS são obrigatórios desde 1998 para os carros produzidos e vendidos na comunidade europeia. Nos EUA, essa exigência vigora desde 1995. Segundo o NHTSA (instituto de segurança de trânsito dos EUA), entre 1987 e 2007, o airbag frontal salvou 15.967 vidas em acidentes graves naquele país. Agora, os governos dos países europeus, dos EUA e do Japão planejam tornar obrigatório o ESP (controle de estabilidade) - que evita que o carro derrape numa curva.

Participação Popular

O que o cidadão comum acha dos temas que o Congresso discute? Um programa de TV que reúne populares, políticos e especialistas que dão uma visão particular sobre o que movimenta os debates parlamentares. É o Participação Popular, onde erro médico, drogas, trânsito, questões trabalhistas, sexualidade, enfim, tudo pode ser discutido. Este programa dispõe de legenda oculta, na versão exibida na TV Câmara.

Programação de Janeiro 2024 | Segunda à sexta das 12 às 13h, ao vivo.

NOSSAS REDES