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Participação Popular discute formas de tornar os carros mais seguros

O presidente Lula sancionou em março de 2009 a lei que obriga os carros vendidos no País (inclusive os importados) a terem como item de segurança o airbag para o condutor e passageiro dianteiro. Os carros que estão em circulação não precisam fazer a adequação. A exigência, de acordo com o texto, será progressivamente incorporada aos novos projetos de automóveis fabricados ou importados a partir do primeiro ano após a definição, pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), das especificações técnicas pertinentes e do respectivo cronograma de implantação.

O Participação quer saber se a exigência basta para aumentar a segurança nos carros. Especialistas estimam que de 15% a 25% dos veículos vendidos no Brasil tenham o dispositivo. O airbag duplo e o freio ABS são obrigatórios desde 1998 para os carros produzidos e vendidos na comunidade europeia. Nos EUA, essa exigência vigora desde 1995. Segundo o NHTSA (instituto de segurança de trânsito dos EUA), entre 1987 e 2007, o airbag frontal salvou 15.967 vidas em acidentes graves naquele país. Agora, os governos dos países europeus, dos EUA e do Japão planejam tornar obrigatório o ESP (controle de estabilidade) - que evita que o carro derrape numa curva.

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O que o cidadão comum acha dos temas que o Congresso discute? Nesse programa, populares, políticos e especialistas dão a sua visão do que movimenta os debates parlamentares. Mande sua pergunta ou opinião para o 0800 619 619, o email participacaopopular@camara.leg.br ou pelo Twitter @participacaopop

Estreia: segunda, às 13h. Reprises: segunda, 22h; quarta, à 1h e às 21h30; sábado, às 16h; domingo, às 10h.

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