Documentários

Baixar

Longevidades

O Brasil tem hoje quase vinte milhões de idosos. Em três décadas, 55 milhões de brasileiros terão mais de 60 anos. Com base nesses números, o novo documentário produzido pelo Núcleo de Longos Formatos da TV Câmara mostra as mudanças no perfil demográfico do país e debate as consequências que o recente aumento da população de idosos vem trazendo para as políticas de Saúde, Previdência e Assistência Social.

Como fio condutor, o documentário Longevidades apresenta a rotina e os depoimentos de brasileiros que vivem diferentes realidades: a professora aposentada que cuida dos bisnetos; o vendedor ambulante que nunca pagou INSS; o idoso sem família; a aposentada que prefere morar em asilo; o aposentado que voltou à universidade; o portador de Alzheimer que conta com o amor da família. Esses são alguns dos personagens que compõem um retrato bastante humano do desafio de envelhecer no Brasil de hoje.

Entre outros convidados, participam do programa o diretor do Centro de Medicina do Idoso da Universidade de Brasília, Dr. Renato Maia; o Secretário de Políticas Previdenciárias do Ministério da Previdência, Helmut Schwarzer; e a pesquisadora do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA) Ana Amélia Camarano. A trilha sonora é do músico mineiro Yuri Popoff.

Ficha técnica:
Roteiro e Direção: Gisele Rodrigues
Trilha Sonora: Yuri Popoff

Duração: 32 minutos Este vídeo dispõe de legenda oculta, na versão exibida na TV Câmara

Documentários

Temas variados são abordados nos documentários produzidos pela TV Câmara, com ênfase naqueles que, de alguma forma, fazem parte da agenda do Congresso Nacional. Política, infraestrutura, meio ambiente, cultura, personalidades e história do país são alguns dos assuntos que podem ser encontrados em nosso acervo.

Estreia: sexta, às 21h30. Reprises: sábado 8h, 15h e 22h30; domingo, 6h30, 12h e 20h e segunda às 19h.

facebook twitter youtube

Todas as Edições

Mais conteúdo sobre