Expressão Nacional

Programas da TV Câmara

29/04/2008

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

29/04/2008

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Reforma Agrária e MST (bl.1)

O Movimento Nacional dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) realizou protestos em 16 estados e no Distrito Federal no mês de abril. A série de ações, batizada de Jornada Nacional de Lutas por Reforma Agrária – e apelidada de "abril vermelho" pela imprensa – reuniu também outras entidades e colocou de volta a discussão sobre a questão fundiária no país. A Reforma Agrária e a atuação do MST são o tema do Expressão Nacional. Participam do programa representantes do agronegócio, do MST, do governo e especialistas.
O MST reivindica o assentamento de 150 mil famílias, a allteração dos índices de produtividade no campo, a aprovação da emenda constitucional que pune o trabalho escravo, mais crédito para os assentamentos, entre outras medidas. O governo responde que assentou uma média de 80 mil famílias por ano desde 2003, em uma área de cerca de 20 milhões de hectares.
O principal alvo dos sem-terra é o modelo agrícola do país, em que a exportação de alimentos ganha cada vez mais importância na balança comercial. O agronegócio e até empresas voltadas para pesquisas e tecnologia, como no desenvolvimento de produtos transgênicos, também viraram alvos da ação do MST.

Expressão Nacional

Debate sobre grandes temas da agenda nacional, com deputados e representantes do Governo e da sociedade civil.

Ao vivo, toda quarta-feira, às 9h, no canal da Câmara dos Deputados no YouTube. Estreia na TV Câmara, às quintas às 22h com reprises às sextas-feiras, às 21h; aos sábados, às 8h e às 16h; aos domingos, às 14h30 e às 19h30; e às segundas-feiras, às 12h30.

NOSSAS REDES