Documentários

Baixar

Estreia: 29/12/2007

Artigo Feminino

 

Para registrar a relação das mulheres com a política cotidiana, a equipe da TV Câmara viajou pelo país para encontrar personagens que, mesmo vivendo realidades muito diferentes, alimentam a vontade de mudar o país.

Elas estão cada vez mais ativas nos sindicatos. São presença maciça nos movimentos sociais e nas discussões dos orçamentos participativos. Querem fazer uma política diferente e ocupar mais espaços de representação.

As tentativas de mudança estão por toda parte, como mostram a trabalhadora rural do interior do Ceará, dona Francisca, e a costureira Nelsa Nespolo, da periferia de Porto Alegre. Há também o exemplo da Maria da Penha, que dá nome a Lei de enfrentamento à violência contra a mulher. Em Pernambuco, um grupo de teatro de rua combina arte e política. Assim como as jovens feministas de São Paulo.

No campo da representação, temos o exemplo da primeira negra senadora da República, a carioca Benedita de Silva. E da primeira mulher prefeita de São Paulo, a atual deputada federal Luiza Erundina. E jovens que almejam alcançar cargos de poder, seguindo o exemplo da governadora Yeda Crusius.

Esses e outros olhares incentivam mais pessoas a se engajarem pela mudança social. As mulheres não querem lugares privilegiados. Querem fazer diferente. E querem direitos iguais.

Ficha Técnica

Roteiro e Direção: Maíra Brito
Produção Executiva: Getsemane Silva e Marcya Reis
Coordenação de Produção: Giulianno Baeta e Karina Staveland
Montagem: Fabiana Ferreira

Duração: 30 minutos Este vídeo dispõe de legenda oculta, na versão exibida na TV Câmara

Documentários

Temas variados são abordados nos documentários produzidos pela TV Câmara, com ênfase naqueles que, de alguma forma, fazem parte da agenda do Congresso Nacional. Política, infraestrutura, meio ambiente, cultura, personalidades e história do país são alguns dos assuntos que podem ser encontrados em nosso acervo.

Estreia: sexta, às 21h30. Reprises: sábado 8h, 15h e 22h30; domingo, 6h30, 12h e 20h e segunda às 19h.

facebook twitter youtube

Todas as Edições

Mais conteúdo sobre