Documentários

Baixar

Hércules Corrêa

Hércules Corrêa entrou para a política com apenas 15 anos, como militante sindical em fábricas de tecidos no Rio de Janeiro. Líder com destacada atuação pública, Hércules foi deputado estadual e ativo integrante do movimento comunista brasileiro. De origem humilde, trabalhou como engraxate, faxineiro, garçom e cobrador de ônibus.

Foi secretário geral da CGT e deputado Constituinte do antigo estado da Guanabara. Com o mandato cassado durante o golpe de 1964, passou quase dez anos na clandestinidade. Tanto no período em que viveu na clandestinidade como na fase em que esteve exilado, não deixou de participar e influenciar a ação de seus companheiros, que em setembro de 1979, o viram retornar ao País. Durante a sua passagem pelo exterior, morou em cidades como Moscou, Paris e Bruxelas. Neste episódio da série Memória Política, Hércules conta detalhes de suas aventuras, além de outros casos.

Ficha Técnica

Produção Executiva: Getsemane Silva e Marcya Reis
Entrevistas: Ana Maria Lopes, Ivan Santos e Tarcísio Holanda
Fotografia: Francisco Nilton
Cinegrafista: Cláudio Adriano
Produção: Rita Andrade e Pedro Henrique Sassi
Edição: Rubens Duarte e Marcya Reis
Direção de Arte: Leonardo César Veloso
Finalização: Getsemane Silva
Trilha Original: Gilson Pacheco
Sonoplastia adicional: João Gollo

Sobre a série Memória Política

Documentários que resgatam fatos marcantes do passado do Brasil por meio de personagens que foram protagonistas dos acontecimentos. Inicialmente centrado nas memórias políticas, o programa ganhou abrangência ao incorporar outras questões fundamentais para a compreensão do Brasil contemporâneo. A cada novo episódio fragmentos de recordações pessoais servem como ponto de partida para a compreensão de histórias narradas nos livros de história.

Vinheta Memória Política
Depoimentos exclusivos de personagens da vida pública sobre fatos que marcaram a trajetória do País

 

Este vídeo dispõe de legenda oculta, na versão exibida na TV Câmara

Documentários

Temas variados são abordados nos documentários produzidos pela TV Câmara, com ênfase naqueles que, de alguma forma, fazem parte da agenda do Congresso Nacional. Política, infraestrutura, meio ambiente, cultura, personalidades e história do país são alguns dos assuntos que podem ser encontrados em nosso acervo.

Estreia: sexta, às 21h30. Reprises: sábado 8h, 15h e 22h30; domingo, 6h30, 12h e 20h e segunda às 19h.

facebook twitter youtube

Todas as Edições

Mais conteúdo sobre