Participação Popular

Baixar

Dep. Arlindo Chinaglia (Presidente da Câmara), Dep. Rita Camata (PMDB-ES) e Dep. Paulo Rubem Santiago (PE): Sessão Mirim 2007

Criança na cadeira de presidente da Câmara, criança autora de projeto de lei e criança relatora. Em mais uma iniciativa da Câmara para aproximar o público infantil do Poder Legislativo, crianças de todo o País apresentaram 211 projetos de lei, selecionados pelo Plenarinho, o site infantil da Casa. Destes, três foram "votados" por deputados-mirins no Plenário da Câmara.

O Participação Popular recebe os autores dos projetos selecionados e várias crianças que participaram da festa em que se transformou o Plenário. Participam do programa o presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia, e os deputados Rita Camata (PMDB-ES) e Paulo Rubem Santiago (PE).

Cerca de 400 estudantes, de quatro escolas públicas e privadas do Distrito Federal e do Entorno do DF, aprovaram os três projetos de lei elaborados por crianças. O primeiro deles propõe que a escola seja em período integral; o segundo impede o transporte de crianças em paus-de-arara; e o terceiro estabelece a igualdade penal entre os cidadãos. As idéias das crianças poderão se transformar em projetos de lei reais, se aproveitadas por parlamentares.

No programa, o presidente da Câmara respondeu perguntas dos estudantes, entre as quais uma a respeito do codinome que ele usava na época da ditadura militar, "Neto". O presidente da sessão mirim, o sergipano Josef Carvalho, de 10 anos, que já preside a Câmara Mirim de Aracaju, aproveitou para revelar seus planos políticos para o futuro: ser governador de Sergipe.

A deputada mirim Karinne Mendonça, 11 anos, da 5ª série da Escola Atual de Águas Claras (DF), defendeu sua proposta, aprovada no Plenário: as crianças não devem trabalhar e têm de ficar em tempo integral na escola, estudando, tendo acesso à cultura e ao lazer e com direito a café da manhã, almoço e jantar. A deputada mirim Mallena Nogueira, 13 anos, da 7ª série da Escola Deputado Joaquim de Figueiredo Corrêa, de Iracema (CE), relatou o fato de crianças cearenses irem para a escola em paus-de-arara - um caminhão aberto, sem nenhuma proteção.

Participação Popular

O que o cidadão comum acha dos temas que o Congresso discute? Nesse programa, populares, políticos e especialistas dão a sua visão do que movimenta os debates parlamentares. Mande sua pergunta ou opinião para o 0800 619 619, o email participacaopopular@camara.leg.br ou pelo Twitter @participacaopop

Estreia: segunda, às 13h. Reprises: segunda, 22h; quarta, à 1h e às 21h30; sábado, às 16h; domingo, às 10h.

facebook twitter youtube whatsapp