Palavra Aberta

Baixar

Dep. Paulo Rubem Santiago (Comissão Mista de Orçamento)

Durante muitos anos, a elaboração do Orçamento era uma atividade restrita. Apenas alguns deputados, considerados especialistas na matéria, detinham os segredos da elaboração orçamentária. A falta de transparência fez da elaboração e da execução do Orçamento um espaço privilegiado para fraudes e tráfico de influência. Um dos episódios mais representativos disso foi o famoso escândalo dos anões do orçamento, em 1993. Desde então, os cuidados para dar mais transparência a todos os atos que envolvem a elaboração e a execução orçamentária vêm sendo reforçados. O último deles vai facilitar muito o acesso de qualquer cidadão aos detalhes do Orçamento. Acaba de ser lançado o Portal Orçamento Brasil, uma página no site da Câmara onde vai ser possível acompanhar, uma a uma, todas as etapas da elaboração do Orçamento, bem como todas as transferências de recursos por estado e por município. O deputado Paulo Rubem Santiago, membro da Comissão Mista de Orçamento, comenta a criação do portal.

Acesse o Portal Orçamento Brasil.

Palavra Aberta

O Palavra Aberta é o espaço em que o parlamentar expõe suas ideias, fala de propostas que tramitam no Congresso Nacional e presta contas de sua atuação como deputado. O programa dá uma ampla visão da diversidade de temas que são tratados no parlamento brasileiro. Este programa dispõe de legenda oculta, na versão exibida na TV Câmara.

Estreia: segunda a sexta, às 7h30 e às 7h45. Reprises: segunda às 12h30 e 12h45, terça a sábado às 13h30 e 13h45, segunda a quinta 20h e 20h15, sexta às 22h30 e 22h45 e domingo às 17h30 e 17h45.

facebook twitter youtube

Todas as Edições