Documentários

Baixar

Estreia: 01/04/2006 -

Quebra coco, faz a vida

 

É uma história de realizações de mulheres pobres descendentes de escravos e se passa no Maranhão. Elas se organizaram e, da semi-escravidão, passaram à independência econômica.

O documentário Quebra Coco, Faz a Vida dá voz a essas mulheres, que contam como venceram as dificuldades para dominar todo o processo produtivo do babaçu, inclusive sua comercialização e exportação.

Há dez anos, elas apenas recolhiam o fruto e tiravam a amêndoa para transformar em meio de vida. Não tinham terra, foram proibidas de catar coco e viviam praticamente escravizadas pelos donos das terras, quebrando 10 quilos de coco para comprar um quilo de arroz na mercearia do proprietário.

Cansadas de serem exploradas, as quebradeiras resolveram se organizar. Por meio de uma cooperativa que criaram, conseguiram forçar o governo estadual a promover uma reforma agrária na região do médio Mearim, a 400km de São Luiz (MA). E, depois, inventaram um jeito de controlar todo o processo produtivo do óleo de babaçu.

O documentário mostra ainda a cultura desta comunidade. Na vila, remanescente de quilombos, algumas noites são animadas pelo Tambor de Crioula: batuques, danças e versos, alguns deles em línguas africanas – de significado esquecido.

Quebra Coco, Faz a Vida é uma produção conjunta da TV Câmara e da Fundação Banco do Brasil.

Secom
quebradeiras de coco de babaçu; Quebra coco, faz a vida

Ficha Técnica

Direção: Getsemane Silva
Edição e Finalização: Joelson Maia
Fotografia e Câmera: André Carvalheira
Direção de Produção: Pedro Henrique Sassi
Música Original: Alberto Valério
Som Direto: Acácio Campos
Videografismo: Marcia Roth
Ilustrações: Christus Nóbrega
Assistente de Câmera: Antonielson Malheiros
Motorista: Domingos Pinheiro

Duração: 29 minutos Este vídeo dispõe de legenda oculta, na versão exibida na TV Câmara

Documentários

Temas variados são abordados nos documentários produzidos pela TV Câmara, com ênfase naqueles que, de alguma forma, fazem parte da agenda do Congresso Nacional. Política, infraestrutura, meio ambiente, cultura, personalidades e história do país são alguns dos assuntos que podem ser encontrados em nosso acervo.

Estreia: sexta, às 21h30. Reprises: sábado 8h, 15h e 22h30; domingo, 6h30, 12h e 20h e segunda às 19h.

facebook twitter youtube

Mais conteúdo sobre