Sempre Um Papo

Programas da TV Câmara

02/10/2004

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

02/10/2004

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Marcel Souto Maior (Escritor)

Por trás do véu de Ísis - Uma investigação sobre a comunicação entre vivos e mortos procura descobrir como se processa esse intercâmbio com o outro mundo. Como explicar as cartas assinadas por mortos – escritas por médiuns, de olhos fechados, em sessões públicas –, repletas de detalhes como nomes, sobrenomes, apelidos de família e minúcias sobre as circunstâncias da morte? Em busca de respostas, Marcel iniciou sua investigação. A pesquisa começa com Chico Xavier nos anos 30, passa por sessões privadas de psicografia na casa de um professor universitário em Brasília e termina no Centro de uma médium misteriosa, localizado no subúrbio carioca.
A seu lado, nesta peregrinação, está uma mãe em busca de evidências da sobrevivência, na “outra dimensão”, dos dois filhos mortos – Felipe, vítima de câncer, e Daniel, vítima da violência. “Eu preciso de uma prova”, ela diz. Por trás do véu de Ísis é um diário dessa busca; um mergulho num universo marcado por dor, saudade, esperança e desconfiança também: o mundo dos pais que perderam filhos e procuram, nas mensagens psicografadas, a prova de que eles continuam vivos. Marcel Souto Maior percorre um terreno movediço, no qual o consciente e o inconsciente se encontram e onde os riscos de fraude ou de auto-sugestão são permanentes. O que diz a ciência? O que dizem os médiuns? Será que já é possível comprovar, cientificamente, a vida depois da morte? O véu de Ísis – citado numa mensagem psicografada por Chico Xavier – simboliza, na mitologia egípcia, a teia que separa morte e vida, eterno e profano. É uma ponta desse véu que Marcel ergue em sua investigação jornalística. Marcel Souto Maior, 38 anos, é jornalista e roteirista da TV Globo. Trabalhou no Correio Braziliense, Estado de S. Paulo e Jornal do Brasil antes de se transferir para a televisão, onde começou como editor do programa Fantástico. Autor de As vidas de Chico Xavier, Marcel nunca se identificou com qualquer corrente religiosa.

Sempre Um Papo

Em parceria com a Associação Sempre Um Papo, a TV Câmara exibe quinzenalmente debates com escritores brasileiros, colocando frente a frente autor e leitor.

NOSSAS REDES