Participação Popular

14/03/2025

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

14/03/2025

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Participação Popular - Mulheres e o impacto do etarismo

Um relatório da Organização Mundial de Saúde mostra que, no Brasil, quase 17% das pessoas acima de 50 anos já sofreram algum tipo de discriminação por causa da idade. Isso é etarismo, um preconceito em razão da idade, e ainda pouco divulgado.

Pesquisas mostram que o etarismo atinge com força as mulheres. No ambiente de trabalho, por exemplo, mulheres acima de 50 anos enfrentam mais dificuldade de serem promovidas ou contratadas se comparadas com homens na mesma faixa etária. O preconceito por conta da idade pode ter efeitos negativos na saúde mental das mulheres, afetando a autoestima, o bem-estar emocional e psicológico.

Para ajudar a gente a entender o etarismo, os impactos dessa discriminação na vida das mulheres e o que pode ser feito para combater esse problema, recebemos nesta edição do Participação Popular:

➡️ Leides Moura - Coordenadora do Centro Integrado de Pesquisa "Envelhecer Cotidiano” da Universidade de Brasília (UnB);

➡️ Lavínia Palma – Psicóloga clínica;

➡️ Ana Amélia Camarano – Técnica de Planejamento e Pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea); e

➡️ Deputada Juliana Cardoso (PT-SP).

Você pode participar, mandar sua mensagem, sua pergunta pelo canal da TV Câmara no YouTube ou pelo nosso WhatsApp: 61 9 9620-2573.

Apresentação: Jaciene Alves
Direção: Tânia Paula Pereira
Produção: Danielle Vaz

Participação Popular

Com linguagem simples, o programa é uma grande arena de conversa. É realizado, ao vivo, com a presença de convidados no estúdio da TV Câmara, sejam especialistas, representantes do poder público ou de organizações da sociedade civil. Também conta com o ponto de vista de deputados. E, o mais importante, diretamente das ruas, os cidadãos falam o que pensam, tanto em Brasília como em outras cidades do país, em parceria com a Rede Legislativa de TV e Rádio. O programa também recebe interações pelo WhatsApp e redes sociais.

Sexta-feira, ao vivo, às 12h. Reprises: sexta-feira, às 18h; sábado às 19h; domingo, às 13h; e segunda-feira, às 21h.

NOSSAS REDES

MAIS CONTEÚDO SOBRE