Participação Popular

14/02/2025

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

14/02/2025

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Participação Popular - O que fazer com o lixo eletrônico?

Você sabe o que fazer com celulares, baterias e carregadores que não tem mais utilidade? Ou até com eletrodomésticos, como geladeiras e micro-ondas que não usa mais? Tudo isso é lixo eletrônico.

Muitos desses produtos contêm metais pesados, como chumbo e mercúrio, que prejudicam o meio ambiente e a saúde humana. O Brasil produz por ano 2 milhões e 400 mil toneladas de lixo eletrônico. É o quinto país no mundo na lista dos que mais geram esse tipo de resíduo.

O descarte de forma inadequada pode trazer muitos problemas, como doenças de pele, doenças respiratórias e neurais. Pesquisas mostram que 85% dos brasileiros têm em casa algum aparelho que não usam mais e não sabem o que fazer com ele. Muitos desses equipamentos vão parar no lixo comum ou são descartados de forma inadequada.

Como fazer o descarte correto do lixo eletrônico e não colocar em risco o meio ambiente e a nossa saúde? É sobre isso que a gente conversa nesta edição do Participação Popular. Participam deste programa:

➡️ Adalberto Maluf - secretário Nacional de Meio Ambiente Urbano, Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente;

➡️ Paulo Celso dos Reis Gomes - vice-diretor da Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília;

➡️ Robson Esteves - presidente da Associação Brasileira de Reciclagem de Eletrônicos e Eletrodomésticos (Abree)

Apresentação: Jaciene Alves
Direção: Tânia Paula Pereira
Produção: Danielle Vaz

Participação Popular

Com linguagem simples, o programa é uma grande arena de conversa. É realizado, ao vivo, com a presença de convidados no estúdio da TV Câmara, sejam especialistas, representantes do poder público ou de organizações da sociedade civil. Também conta com o ponto de vista de deputados. E, o mais importante, diretamente das ruas, os cidadãos falam o que pensam, tanto em Brasília como em outras cidades do país, em parceria com a Rede Legislativa de TV e Rádio. O programa também recebe interações pelo WhatsApp e redes sociais.

Sexta-feira, ao vivo, às 12h. Reprises: sexta-feira, às 18h; sábado às 19h; domingo, às 13h; e segunda-feira, às 21h.

NOSSAS REDES

MAIS CONTEÚDO SOBRE