Participação Popular

30/01/2025

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

30/01/2025

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Participação Popular - Jovens no mercado de trabalho

Conseguir o primeiro emprego é sempre muito difícil. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas, cerca de 30,3% das pessoas que têm entre 18 e 24 anos estão desocupadas. Pois esse momento de busca pelo primeiro emprego ganhou contornos dramáticos quando chegam ao mercado de trabalho aqueles nascidos entre 1995 e 2005, a Geração Z, a primeira nativa digital. Essa geração tem feito barulho por onde passa, mas sobretudo no mundo do trabalho.

Na internet, é campeã de memes de chefes, empregadores, professores enlouquecidos com o que acreditam ser descompromisso, baixa tolerância à frustração, exigências excessivas… mas do outro lado, pessoas como Dan Tapscott, canadense que estuda o mundo corporativo, afirma que eles podem ser a força para uma transformação social global por serem tecnologicamente preparados e terem perspectiva comunitária. Quem está certo?

No meio da polêmica é necessário saber o que é preciso mudar para que as gerações possam viver juntas. Esta edição do Participação Popular buscar saber o que quer a geração Z e também o que se espera deles profissionalmente.

Nossos convidados, neste programa, são:

➡️ Debora Barem - Professora do departamento de administração da UnB e especialista em gestão de pessoas;

➡️ Valdir Oliveria - Gerente de Capitalização e Serviços Financeiros do Sebrae Nacional;

➡️ Deputado Pedro Campos (PSB-PE);

➡️ Thaís Giuliani - Pesquisadora e especialista em gestão e desenvolvimento de pessoas.

Apresentação: Vania Alves
Direção: Rosana Ferreira
Produção: André Lage

Participação Popular

Com linguagem simples, o programa é uma grande arena de conversa. É realizado, ao vivo, com a presença de convidados no estúdio da TV Câmara, sejam especialistas, representantes do poder público ou de organizações da sociedade civil. Também conta com o ponto de vista de deputados. E, o mais importante, diretamente das ruas, os cidadãos falam o que pensam, tanto em Brasília como em outras cidades do país, em parceria com a Rede Legislativa de TV e Rádio. O programa também recebe interações pelo WhatsApp e redes sociais.

Sexta-feira, ao vivo, às 12h. Reprises: sexta-feira, às 18h; sábado às 19h; domingo, às 13h; e segunda-feira, às 21h.

NOSSAS REDES