13/12/2024
Ponto de Vista - Série Combustíveis Verdes | Ep.2: Hidrogênio (contém audiodescrição)
Um dos combustíveis alternativos mais promissores para o Brasil é o hidrogênio verde. É que ele é produzido a partir da molécula de água, e água é o que não falta no nosso país. A energia é criada quando se faz a eletrólise da molécula de h2o, ou seja, quando ela é quebrada. Quando a eletricidade usada para quebrar a molécula da água vem de fontes sustentáveis, como eólica e solar, o hidrogênio resultante é chamado de verde.
O hidrogênio verde oferece uma alternativa crucial aos métodos tradicionais de produção, que emitem carbono, causando buracos na atmosfera terrestre. O investimento e a expansão dessa indústria podem impulsionar a inovação, gerando empregos qualificados e estimulando a economia.
Neste segundo de uma série Combustíveis Verdes, o Ponto de Vista conversa com João Paulo Rodrigues, Diretor de Relações Institucionais e Governamentais da Neoenergia. A empresa será a primeira a instalar uma usina de hidrogênio verde no Brasil.
Apresentação: Mariana Monteiro
Direção: Rosana Ferreira
Produção: Ana Cristina Cruz