Participação Popular

Programas da TV Câmara

09/12/2024

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

09/12/2024

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Participação Popular - De Olho no Prato: a era dos ultraprocessados

O que você sente quando vai comprar um produto e vê aquele selo preto e branco: alto teor de gordura, açúcar ou sódio? Você já desistiu de alguma compra?

Você tem pensado sobre a qualidade do que você come e oferece à sua família? A vida corrida e a facilidade das prateleiras dos supermercados, têm levado muita gente a comer coisas que nossas avós nunca levariam à boca, até porque não existiam. Estamos falando dos ultraprocessados.

De acordo com dados do IBGE, de 2017/2018, cerca de 20% do que escolhemos comer são alimentos ultraprocessados. Ultraprocessado é o alimento que passa por diversas etapas de fabricação e é rico em aditivos, gorduras, açúcares e sódio. Pão de forma, bolacha, nugget, salsicha, pizza industrializada, macarrão instantâneo, refrigerante, suco de caixinha. Tudo isso é ultraprocessado.

E qual o problema? O problema é que nós ficamos doentes quando consumimos esses alimentos. Não na hora, mas ao longo do tempo podemos ficar com diabetes, hipertensão, obesidade e todas as outras doenças associadas a elas. O resultado é que o brasil gasta mais de 10 bilhões por ano por causa desse nosso consumo.

Vamos saber como? O Participação Popular discute sobre o que representam os ultraprocessados na nossa vida, as consequências na saúde e na economia do país.

 

CONVIDADOS:

➡️ Delmir Rodrigues - Médico Endocrinologista e Nutrólogo;

➡️ Ana Bodanese - Psicóloga;

➡️ Marília Albiero - Coordenadora do Projeto de Alimentação Saudável da ACT Saúde;

➡️ Dep. Dr. Luiz Ovando (PP-MS).

Direção: Chiaro Trindade
Produção: Fabio Medeiros e Dani Vaz

Participação Popular

Com linguagem simples, o programa é uma grande arena de conversa. É realizado, ao vivo, com a presença de convidados no estúdio da TV Câmara, sejam especialistas, representantes do poder público ou de organizações da sociedade civil. Também conta com o ponto de vista de deputados. E, o mais importante, diretamente das ruas, os cidadãos falam o que pensam, tanto em Brasília como em outras cidades do país, em parceria com a Rede Legislativa de TV e Rádio. O programa também recebe interações pelo WhatsApp e redes sociais.

Segunda-feira: às 12h, ao vivo. Estreia na TV Câmara, às segundas-feiras, às 19h com reprises às quartas-feiras, às 22h; às sextas-feiras, às 9h; aos sábados, às 16h; e aos domingos, às 19h30.

NOSSAS REDES

MAIS CONTEÚDO SOBRE