15/11/2024
Ponto de Vista | Série Racismo no Brasil | Ep.3: Cidadania e desafios estruturais
O número de pessoas pardas e negras no Brasil superou o de brancas pela primeira vez desde a criação do censo em 1872. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), entre os recenseamentos de 2010 e 2022, a população branca caiu de 47% para 43%, deixando de ser majoritária. Já os pardos passaram de 43% para 45%, e a população preta aumentou de 7,6% para 10,2%.
Nesta série sobre o Racismo no Brasil, o Ponto de Vista aborda a cidadania e os desafios estruturais. Temos a honra de receber Iêda Leal, uma destacada pedagoga que coordenou por anos o Movimento Negro Unificado. Com uma trajetória marcada pela luta pelos direitos da população negra, Iêda também foi Secretária de Gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade no Ministério da Igualdade Racial.
Neste episódio, exploramos temas fundamentais relacionados à cidadania, analisando dados sobre a população negra no Brasil e os desafios estruturais que perpetuam a desigualdade.
Apresentação: Regina Assumpção
Direção: Jackson Villela
Produção: Tânia Paula Pereira e André Lage