01/10/2024
Ponto de Vista - Mudanças climáticas e a crise hídrica no Brasil
O termo “mudança climática” está por toda parte. Saiu dos meios acadêmicos e, infelizmente, acertou em cheio o dia a dia da população. A seca extrema e o inverno calorento alertaram ou deveriam alertar os brasileiros para o fato de que o planeta é susceptível à ação humana e pode se transformar a ponto de tornar inviável a vida na terra.
De acordo com estudo do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, de 1961 a 1990, o número de dias consecutivos sem chuva por ano era em média de 80 a 85 dias. Nos anos mais recentes, subiu para cerca de 100 dias, especialmente nas áreas que abrangem o norte do nordeste e o centro do país. Isso significa agravamento dos impactos climáticos. Nada disso estava fora das previsões do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima, o IPCC, que também alertou para as altas temperaturas e o aumento da frequência das ondas de calor.
Será que chegamos a um ponto de não retorno atmosférico? É possível deter o aquecimento global e reverter seus efeitos? O que fazer para melhorar as condições de vida diante dessa degradação do clima?
Nesta edição do programa Ponto de Vista, conversamos sobre tudo isso com a professora de Ecologia da Universidade de Brasília (UnB), Mercedes Bustamante, que já integrou o IPCC e o Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas, o PBMC.
Apresentação: Vania Alves
Tema: Mudanças climáticas e a crise hídrica no Brasil
Apresentação: Vania Alves
Direção: Iroã Simões
Produção: André Lage