Palavra Aberta
05/06/2024
Geovânia de Sá quer saúde mental de profissionais e voluntários no Rio Grande do Sul
Nesta edição, falamos sobre os milhares de profissionais, das mais diversas regiões do país e das mais diversas formações, que foram voluntariamente até o Rio Grande do Sul para auxiliar as vítimas da maior catástrofe climática daquele estado. Muitos ainda estão por lá, até porque o povo gaúcho ainda dependerá de muito auxílio para voltar à sua normalidade.
Mas, além dos problemas provocados pelas chuvas e enchentes, os voluntários – assim como os profissionais locais, que já estavam à frente dos trabalhos de resgate – enfrentam outro somatório de problemas. A exposição a situações de alto estresse, longas jornadas de trabalho, falta de recursos adequados e pressão constante por resultados ou por salvar vidas.
Resultado dessa equação? A saúde mental dessas pessoas está seriamente afetada.
Quem conversa com a gente para falar sobre audiência pública que tratou sobre questões relacionadas à saúde mental de profissionais e voluntários que atuam em ações de resgate, acolhimento e reconstrução no Rio Grande do Sul é a deputada Geovania de Sá (PSDB-SC) que está em seu terceiro mandato na Câmara dos Deputados.