Comitê de Imprensa

Programas da TV Câmara

10/10/2007

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

10/10/2007

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Fernando Bizerra (fotógrafo) e Mauro Santayana (jornalista) (bl.1)

Há 20 anos, os jornalistas de Brasília acompanhavam os trabalhos da Assembléia Constituinte (instalada em 1º de fevereiro de 1987). Por trás daquele momento histórico estava um político que faz falta nos dias de hoje, o deputado Ulysses Guimarães, ou simplesmente Dr. Ulysses. O Senhor Diretas, como também era chamado, morreu há quinze anos.

O fotógrafo Fernando Bizerra, autor de fotos sobre Ulysses, e Mauro Santayana, um dos mais respeitados jornalistas brasileiros, acompanharam essa trajetória. Nesta edição especial do Comitê de Imprensa, eles lembram histórias de Dr. Ulysses, um dos políticos mais carismáticos – e fotogênicos – da história do País. O programa é uma viagem pela memória do Brasil.

No dia 5 de outubro de 1988, os jornalistas acordaram mais cedo para a sessão de promulgação da nova Carta. No gramado em frente ao Congresso, os músicos da Orquestra Sinfônica iam se acomodando, sob a coordenação do maestro Cláudio Santoro.

O poeta Thiago de Melo concedia as primeiras entrevistas, comentando o texto dos “Estatutos do Homem”, o poema que iria declamar pouco depois. No plenário, as flores que ornamentariam a mesa diretora, os primeiros deputados, os senadores, os convidados estrangeiros.

Em seu gabinete, Ulysses folheava pela última vez os originais do discurso que faria em seguida, no qual cunhou uma expressão que terminaria nos livros de história. Naquela manhã, seria proclamada em festa, pompa e circunstância, a Carta Magna de 88, a “Constituição Cidadã”, nas palavras do deputado Ulysses Guimarães.

Comitê de Imprensa

Uma conversa com jornalistas políticos sobre grandes temas do País, a pauta do Plenário e das comissões na semana que passou e as perspectivas da semana que entra.

NOSSAS REDES