Câmara Debate

Programas da TV Câmara

07/03/2024

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

07/03/2024

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Censo Escolar 2023: Professora Luciene Cavalcante e Rafael Brito comentam resultados

Os dados do Censo Escolar 2023, divulgados há algumas semanas pelo Ministério da Educação e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), revelam que no ano passado houve um aumento das matrículas em tempo integral e do ensino profissionalizante.

O censo revela ainda que o Brasil está a cerca de 900 mil matrículas de atingir a meta de crianças em creches. O objetivo foi estabelecido no Plano Nacional de Educação (de 2014 a 2024), que propõe chegar, neste ano, a 50% da população de até 3 anos matriculada.

Outro levantamento, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) do IBGE, divulgada no segundo semestre de 2023, aponta que mais de 91% da população de 15 a 17 anos frequenta a escola. Mas ainda há muitos gargalos, como a grande evasão escolar no ensino médio e o atraso dos alunos em relação à idade em cada ano escolar.

O Câmara Debate recebe a deputada Professora Luciene Cavalcante (Psol-SP) que é professora e supervisora escolar concursada da rede municipal de São Paulo, advogada e pesquisadora em direito educacional; e o deputado Rafael Brito (MDB-AL) que é vice-presidente da Comissão de Educação, foi secretario de educação de Alagoas e é o novo presidente da Frente Parlamentar Mista de Educação.

Apresentação: Mariana Monteiro
Direção: Iroã Simões
Produção: Rosana Ferreira

Câmara Debate

Dois deputados, preferencialmente com pontos de vista distintos, discutem os grandes temas que movimentam os trabalhos no Legislativo.

Estreia às quintas e sextas-feiras, às 19h30. Reprises: de segunda-feira, às 23h; e aos sábados e domingos, às 7h e às 14h.

NOSSAS REDES