08/07/2019 17:22 - Segurança
08/07/2019 17:22 - Segurança
Os policiais civis e militares poderão ser incluídos entre os beneficiários prioritários do programa Minha Casa, Minha Vida. Proposta do deputado Amaro Neto, do PRB do Espírito Santo, está em análise na Câmara e já foi aprovada pela Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado (PL 2460/19).
Relator na Comissão de Segurança, o deputado Capitão Alberto Neto, do PRB do Amazonas, defendeu a proposta:
"Nós precisamos valorizar a categoria do policial, que tanto tem sofrido muitos anos no Brasil. Morre mais de um policial por dia nessa nação. E por muito tempo, ele foi abandonado. Policiais estavam morando, principalmente os policiais militares, que têm uma renda menor, estavam morando em lugares dominados pelo tráfico, correndo risco de vida. E ele ter essa facilidade de comprar o seu imóvel pelo programa é mais um facilitador para que o policial consiga adquirir o seu primeiro imóvel e saia de uma situação de vulnerabilidade em que muitos se encontram hoje."
O projeto altera a lei (Lei 11.977/09) que instituiu o programa. Atualmente o Minha Casa, Minha Vida prioriza as famílias que moram em áreas de risco; as desabrigadas; as com mulheres responsáveis pela unidade familiar; e as famílias onde há pessoas com deficiência.
O presidente da Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis, André Gutierrez, relata situações que dificultam a compra do imóvel pelos profissionais da segurança:
"Temos algumas regiões que o próprio salário dificulta, o comprometimento do salário com as despesas do dia a dia. Então, aquela situação de ter os 30% liberados para pagar a prestação do imóvel acaba onerando o policial de uma maneira que, ou ela paga bem o financiamento do seu imóvel, ou ele paga bem as despesas do dia a dia. Lógico que temos exceções no Brasil, estados que pagam melhor, e que isso pode ser equilibrado."
O projeto de lei que prioriza policiais civis e militares como beneficiários do programa Minha Casa, Minha Vida ainda será analisado por duas comissões, mas não precisa ser votado pelo Plenário.
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.