04/04/2019 13:11 - Trabalho
04/04/2019 13:11 - Trabalho
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, avalia que o ambiente é de aprovação da admissibilidade da reforma da Previdência na Comissão de Constituição e Justiça. Maia lamentou que a audiência nesta quarta (3) na CCJ, com o ministro da Economia, Paulo Guedes, tenha tido um encerramento tumultuado. Mas considerou que, no geral, o ministro se saiu bem ao responder aos questionamentos dos deputados:
"A gente sabe que o ambiente político tem provocação, tem críticas com mais contundência do que o necessário. Talvez o ministro possa ter reagido e, como ele não está acostumado com esse ambiente da política, de Brasília. Mas é ruim. Porque o ministro Paulo Guedes tem dialogado muito bem com o Congresso, tem sido um bom canal de diálogo, mostrando a importância da reforma da Previdência. Acho que a gente tem que tomar um certo cuidado quando recebe nossos visitantes aqui."
Na avaliação do presidente da Câmara, os líderes do governo poderiam ter proposto um rodízio nas inscrições de deputados para falar na audiência com o ministro Paulo Guedes, para que fosse possível uma fala de oposição e outra de governo. Os primeiros questionamentos a Guedes na CCJ foram feitos majoritariamente por parlamentares de oposição, que chegaram antes para se inscrever para falar.
Para Rodrigo Maia, sem a aprovação de uma reforma da Previdência, estados e municípios também serão prejudicados, e não apenas a União:
"A capacidade de investimento vem caindo muito. Importante que a reforma seja aprovada com um bom diálogo, bom debate, inclusive com votos de partidos de centro-esquerda, que governam estados do Nordeste. Senão, vai acabar parecendo que eles não têm a preocupação que eu sei que os governadores no Nordeste têm em relação à reforma da Previdência."
Depois de votada pela Comissão de Constituição e Justiça, a proposta de reforma da Previdência será analisada por uma comissão especial e, depois, pelo Plenário, em dois turnos de votação.
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.