05/12/2016 15:55 - Trabalho
05/12/2016 15:55 - Trabalho
A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou projeto (PL 4766/16), da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), que cria o Programa Disque-Denúncia do Trabalhador, para combater fraudes praticadas contra direitos de trabalhadores, aposentados e pensionistas.
Hoje, para registrar uma denúncia ou reclamação quanto ao cumprimento da legislação trabalhista pelo empregador, o atendimento, segundo o Ministério do Trabalho, é exclusivo no plantão fiscal existente nas Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego e suas unidades nos estados.
Na opinião do relator na comissão, deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA), a grande maioria dos empregadores respeita as regras existentes, mas sempre existem as exceções:
"Basta verificar o número de ações que correm na Justiça do Trabalho. Muitas das vezes, certos empregadores não praticam aquilo que a legislação determina, justamente na expectativa de que haja uma vantagem em não respeitar o direito dos trabalhadores. Muitos não recorrem, muitos acham que a quantia que têm a receber é pequena. Não sabem ou não têm conhecimento dos instrumentos que a legislação dispõe para reclamar."
A produtora cultural Joana Prado, de Brasília, afirma que trabalhou durante dois anos em um órgão público para montar um núcleo de TV e não teve a carteira assinada. Ela disse que algumas pessoas entraram na Justiça e conseguiram reaver parte das perdas de direitos trabalhistas. Segundo ela, a existência de um telefone de atendimento facilitaria o acesso dos trabalhadores à fiscalização:
"Muitas vezes a pessoa, ela fica com medo, constrangida, não sabe direito aonde ir; tem medo de mostrar o rosto. Talvez um Disque-Denúncia que a pessoa não precise se identificar tanto, que possa contar coisas desse tipo que acontecem ainda, pode ser que os órgãos responsáveis tenham que tomar uma medida."
Pelo texto, o funcionamento do Disque-Denúncia do Trabalhador deverá ser regulamentado pelo Ministério do Trabalho. A proposta ainda será analisada pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça.
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.