24/08/2016 12:55 - Meio Ambiente
24/08/2016 12:55 - Meio Ambiente
Empresários querem incentivos para fontes de energia renováveis. A frente parlamentar ambientalista se reuniu (nesta quarta-feira, 24) com representantes do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável. A presidente da associação, Marina Grossi, afirmou que para cumprir a meta de redução das emissões de carbono em 10% até 2030, será necessária uma parceria com os empresários. A meta foi assumida pelo Brasil ao assinar o tratado da última conferência sobre o clima, realizada ano passado em Paris.
"Hoje existem muitas pequenas medidas que a gente pode elencar que podem alterar o quadro que temos hoje. Hoje, o combustível fóssil tem cinco vezes mais incentivo do que a energia renovável e isso passa por leis, isso passa pelo Congresso também."
Entre as sugestões apresentadas pela entidade estão a regulamentação dos títulos de investimento "verdes"; a criação de um seguro cambial que permita aos empresários captarem recursos no exterior; e o fim da dupla cobrança de ICMS na compra e venda de energia elétrica.
Coordenador da Frente Parlamentar ambientalista, o deputado Ricardo Trípoli, do PSDB paulista, vai sugerir projetos de lei que atendam as demandas dos empresários.
"Você não pode competir na mesma escala pagando a mesma alíquota de imposto entre o material convencional e o material de energias renováveis. Acho que esse é um tema que podemos já levar adiante na área tributária. Na área específica ambiental, é um estímulo para que mais investidores avancem nesse aspecto."
O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, prometeu coordenar as negociações junto ao Ministério da Fazenda para estimular investimentos em energias renováveis.
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.