19/11/2015 20:26 - Transportes
19/11/2015 20:26 - Transportes
Representantes do setor de transporte pediram contratos mais seguros e mais rapidez na liberação de licenças para colocar o caminhão na estrada. Eles foram ouvidos em comissão especial da Câmara que vai elaborar o Marco Regulatório do Transporte Rodoviário de Cargas.
Márcio Lopes coordena o Grupo Transportando Ideias, segundo ele, o setor carece de segurança jurídica com contratos de longo prazo:
"Como é que você investe em caminhão de R$500 mil, põe o motorista para rodar e faz um contrato que o embarcador vai lá, e com dois meses diz: não, não quero mais você, e a conta? E o autônomo é a mesma coisa, nós temos 50% de autônomos no transporte de cargas no País. Agora como é que ele compra um caminhão e não tem um contrato para poder garantir aquilo. Aí é isso que está acontecendo, os autônomos tem contratos que não podem pagar. Vai fazer o quê? O Banco vai tomar?"
Já Flávio Benatti, presidente da Federação das Empresas de Transporte de Cargas, apontou a necessidade de resolver o conflito de interesses entre transportadoras de grãos e ferro e as concessionárias que exploram as rodovias.
"Grande problema hoje de relacionamento inclusive com as concessionárias. Houve concessões e não se criou essa relação salutar entre aquele que opera os transportes e as concessionárias das rodovias. Elas são as donas das rodovias, porque elas têm as concessões e ditam as regras."
Outro problema enfrentado pelo transportador é conseguir licença para começar a trabalhar, apontou o presidente da Federação das Empresas de Transportes de Cargas da Amazônia, Irani Bertolini.
"Uma licença, custa, vamos dizer, R$ 100, ela custa as vezes R$5 mil para a gente de burocracia. Então é uma burocracia que custa muito caro para o empresário brasileiro."
O relator deputado Nelson Marquezelli, do PTB de São Paulo, que solicitou o debate, reforçou que vai colher mais contribuições para trabalhar em prol da eficiência no setor:
"Quando fazemos isso, estamos pensando no Porto de Santos, e não é só isso, estamos pensando no comprador que está na Ásia precisa receber mercadoria com custo mais baixo, com integridade e rapidez."
O deputado Baleia Rossi, do PMDB de São Paulo, falou que um debate aprofundado sobre o Marco do Transporte Rodoviário de Cargas é fundamental para que o Congresso não cometa erros, já que o setor já é regulado por mais de 40 leis só no âmbito federal.
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.