14/10/2015 17:30 - Meio Ambiente
Radioagência
Governador de São Paulo recebe prêmio por gestão da crise hídrica no estado
O secretário de Recursos Hídricos de São Paulo, Benedito Braga, avaliou, nesta terça-feira (13), como bem sucedida a gestão da crise hídrica no estado. Conforme ele, o governo estadual fez investimentos da ordem de R$ 2,5 bilhões para viabilizar o abastecimento, além de ter avançado em parcerias público-privadas para solucionar problemas de esgoto do Sistema Alto Tietê, que abastece a Grande São Paulo.
Ele recebeu, em nome do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, o Prêmio Lucio Costa de Mobilidade, Saneamento e Habitação, que destaca políticas públicas eficientes no enfrentamento de problemas urbanos. Alckmin foi escolhido em função do seu trabalho por deputados da Subcomissão de Saneamento da Câmara. A entrega do prêmio, porém, foi pontuada por manifestação que apontou para o deficit de abastecimento que atinge três milhões de pessoas no estado. Benedito Braga, por sua vez, destacou a ação do governo diante da maior crise hídrica dos últimos 125 anos.
"Os dados que nós temos mostram que, se não tivéssemos tomado as providências que tomamos, São Paulo teria entrado em colapso, ficado sem água. O que nós tentamos explicar aqui é que houve uma situação anômala, e mesmo assim, nós conseguimos gerenciar, com a ajuda da população a ficar uma situação que hoje poderia estar muito, muito pior".
O Prêmio Lucio Costa fez parte da inauguração do terceiro Seminário Internacional Mobilidade e Transportes (SIMT), parceria entre a Comissão de Desenvolvimento Urbano e a Universidade de Brasília (UnB), cujo tema é "Visão Integrada de Mobilidade, Uso e Ocupação do Solo".
O presidente da comissão, deputado Júlio Lopes (PP-RJ) destacou as iniciativas do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e do ex-governador do Paraná Jaime Lerner que também foram homenageados com o prêmio.
"O prefeito Eduardo Paes em função da reabilitação do centro urbano do Rio de janeiro, através do projeto Porto Maravilha, e o governador Jaime Lerner como ex-prefeito de Curitiba e ex-governador do Paraná fizeram um excelente trabalho de organizar a mobilidade, tema esse que virou uma exportação de serviços de tecnologia com a implantação de BRTs no mundo inteiro".
Foram premiados na categoria empresarial, as Organizações Globo, pelo programa "Cidades e Soluções", a Riocard, responsável por implantar o bilhete único intermunicipal no Rio de Janeiro e a Agência Goiana de Habitação.
O Seminário Internacional Mobilidade e Transportes ocorre de quarta a sexta-feira na Câmara e vai reunir pesquisadores da Venezuela, Espanha e Holanda, além de gestores públicos, empresários, industriais e acadêmicos. Os debates vão enfatizar políticas para a mobilidade e para uso e ocupação do solo. As conclusões podem orientar investimentos, obras e melhoria da mobilidade sustentável nas áreas urbanas.








