21/09/2015 12:54 - Transportes
21/09/2015 12:54 - Transportes
A Câmara dos Deputados participa, nesta terça-feira (22), das atividades do Dia Mundial Sem Carro, comemorado em 22 de setembro. A data foi criada na França em 1997 como um convite para que os cidadãos procurem formas alternativas de deslocamento e reflitam sobre a dependência em relação ao automóvel.
Na Câmara, o dia será marcado pela inauguração de mais 60 armários para quem vem trabalhar de bicicleta, totalizando, a partir de então, 148 postos. Os estacionamentos de bicicleta também passarão de 90 para 104. Será firmada, além disso, uma parceria entre o programa de sustentabilidade da Câmara, Eco Câmara, e a ONG Rodas da Paz. Entre as ações previstas, está a doação de bicicletas, novas ou usadas, por funcionários da Câmara para projetos sociais da organização.
Segundo Fabiano Sobreira, coordenador de Arquitetura e Construção Sustentável do Eco Câmara, cem funcionários da Casa já vêm trabalhar de bicicleta. Parece pouco, mas a simbologia do ato tem impacto, como destaca Sobreira:
"Diante das milhares de pessoas que usam o carro para vir para cá é um número pequeno. Mas simbolicamente, se cada órgão começa a ter seus cem usuários que começam a utilizar bicicleta, isso tem um impacto na cidade. As pessoas começam a ver mais bicicletas circulando e começam a ter mais respeito pelo ciclista."
Outra iniciativa de mobilidade sustentável da Câmara é o projeto Carona Solidária. Por um aplicativo na rede interna da Casa, funcionários se cadastram e buscam vizinhos com quem possam dividir o carro. Fabiano Sobreira lembra, no entanto, que mesmo quem não está cadastrado pode buscar uma carona:
"Basta salientar, inclusive, que o carona solidária é apenas uma iniciativa entre diversas. Mobilidade sustentável o segredo dela é a diversidade de modos. Não é apostar apenas no carro, ou apenas na bicicleta, ou apenas no ônibus, ou no metrô. É buscar iniciativas que possam integrar todos os modos."
Fabiano Sobreira participa de audiência pública sobre a carona solidária, nesta quarta-feira. O debate é organizado em conjunto pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e de Legislação Participativa da Câmara. Além do arquiteto e de parlamentares, foram convidados para a audiência representantes do site Caronetas, da Associação Socioambiental Carona Legal e do Conselho Nacional de Justiça.
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.